Saturday, January 27, 2007



Sempre Alerta!



Estamos em alerta amarelo por causa da vaga de frio! Se há vinte anos num Inverno com o frio do costume, alguém dissesse isto com ar sério, dir-se-ia que estaria provavelmente bêbado.

Os alertas constantes são a forma ingénua de nos fazerem crer que existe atenção e zelo pela nossa segurança. Mas depois lá vêm os naufrágios, os doentes de Odemira, as inundações e outras desgraças, mostrando que é mais fácil decretar alertas do que acorrer com eficácia aos sinistros.

Os alertas dão “ares” de eficácia e organização. É certo que são “ares” algo ridículos, porque alertar as pessoas para o facto de estarem 6º à noite em Lisboa ou 14º à tarde em Faro, é mesmo ridículo.

Entretanto, em plena “vaga de frio” ocorre um incêndio florestal em Mortágua. É estranho, até porque não consta que tenha sido accionado ao menos um alertazinho de uma cor qualquer, relativo aos fogos florestais (isto apesar da secura do último mês ter criado condições favoráveis ao incêndio). Na realidade, o que é anormal é não chover mais de trinta dias seguidos em Dezembro e Janeiro.

Mas deu uma bela notícia…O fogo devia vir surfando a “onda de calor" e veio afinal com a “vaga de frio”.

Para prevenir estas situações, sugiro que imitemos os escuteiros e nos coloquemos “Sempre Alerta!”. Devia ser decretado o alerta vermelho para tudo: frio; fogos; calor; ventos norte e oeste; apitos dourados; inundações; ventos sul e este; advogados manhosos; neve em Lisboa, e tudo o resto de que se lembrarem. E depois, se o nível da ameaça o permitir, poderemos esporadicamente entrar em “Estado de Não Alerta”.

Isto, até ao dia em que o Terramoto, o Atentado, a Epidemia ou a Guerra, venham por à prova se estamos realmente preparados. Queira Deus que este exame sinistro demore ou não venha nunca.

No comments: