Wednesday, December 02, 2009


Porque razão ouço sempre o Duque de Bragança


O Duque de Bragança não tem jeito para falar, não atrai nem empolga com a palavra, nem parece estar muito interessado em cultivar essa capacidade. É pena. Este ano a mensagem do 1º de Dezembro foi colocada na internet e vai chegar a mais pessoas. Ainda bem, porque é relevante e diferente das redundâncias dos actores do costume.
A mensagem fala da crise que vivemos, mas remete para o exemplo de Nuno Álvares Pereira. Alguém, que num contexto de crise gravíssima, “convicta e corajosamente” aplicou “talento, competência e generosidade” na defesa de Portugal. Na história do Condestável encontramos Convicção, Coragem, e Generosidade. A solução da crise está na alma, o Talento e a Competência não chegam.
A mensagem fala da adversidade, mas diz que a solidariedade essencial para a enfrentar está na família e não no estado. A família unida é uma célula de resistência. As famílias unidas resolverão muitos dos problemas sociais que enfrentamos. Ao estado cabe promover as famílias unidas e não o contrário. A solução da crise está na família.
Alma e família. A mensagem diz que a Europa a que pertencemos não tem alma e que a nossa família é a Língua Portuguesa. Quantos Portugueses acham exactamente isto? A política e a economia resolvem os problemas da falta de alma?
O mensageiro é tão importante como a mensagem. D. Duarte é um símbolo reconhecido em Portugal, de muitas maneiras diferentes, todas convergentes na representação da história. Por isso as leituras apressadas ou enviesadas acham que D. Duarte fala do passado. Mas não é verdade. Reencontrar a motivação profunda e energia para reerguer Portugal que está “doente e maltratado” é a nossa agenda mais actual.
O Duque de Bragança não é Rei e sabe que dificilmente o será. As suas palavras são totalmente desprovidas de ambição política, são portanto independentes. A mensagem fala do que nos une, a alma e a família, o futuro. O Duque de Bragança não é Rei, mas fala como tal. Não posso deixar de o ouvir.

1 comment:

Unknown said...

De acordo!!!